Logotipo
Faculdade de Ciências Sociais

Notícias

 

Luanda, 02 de Março de 2015

 

Professoras Auxiliares da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, Luanda, Angola, organizarão, durante o corrente ano, a edição de um número especial do Journal of Citizenship Studies.

 

Cesaltina Abreu e Catarina Antunes Gomes, Professoras Auxiliares da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, Luanda, Angola, organizarão, durante o corrente ano, a edição de um número especial do Journal of Citizenship Studies, cuja publicação está prevista para 2016.


Intitulado «As time goes by. Citizen aspirations in contemporary Africa: modes of belonging and recognition», o número especial irá reunir as contribuições de vários académicos internacionais numa perspectiva inter e multi-disciplinar: José Maurício Domingues, Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), Brasil; Anna Maria Gentili, Professora Emérita de Estudos Afro-Asiáticos na Universidade de Bolonha, Itália; Didier Peclard, editor de Politique Africaine e Professor do Global Studies Institute da Universidade de Genéve, Suiça; Kasereka Kavwahirehi, Professor e membro da Faculdade de Estudos Pós-doutorais na Universidade de Ottawa, Canadá; Elísio Macamo, Professor de Estudos Africanos da Universidade de Basel e Jonuel Gonçalves, Professor de Estudos Estratégicos na Universidade Federal Fluminense (Brasil) e membro de várias redes académicas de investigação.

 

 

Luanda 23 de Fevereiro de 2015

 

Paulo de Carvalho eleito Vice-Presidente do Conselho da Universidade Pan-Africana

 

Paulo de Carvalho, Professor Titular na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (Luanda, Angola) e antigo Reitor da Universidade Katyavala Bwila (Benguela, Angola) foi o candidato angolano ao cargo de Vice-Presidente do Conselho da Universidade Pan-Africana (UPA), cuja sede será nos Camarões.

 

A eleição decorreu na reunião de Ministros que antecedeu a 24ª Cimeira da União Africana, tendo esta cimeira ratificado tal eleição.

 

Havia três candidatos para o posto, tendo havido necessidade de segunda volta, com os dois mais votados: o angolano e o nigeriano. Na segunda volta, o candidato angolano venceu com 28 votos contra 25.

 

A Universidade Pan-Africana (UPA) é a universidade da União Africana, que está em fase de criação. A presidência do Conselho da UPA passa a ser integrada pelo Prof. Tolly Mbwete (também eleito na mesma reunião) e pelo Prof. Paulo de Carvalho. O Conselho da Universidade vai integrar também o seu Reitor (como secretário) e outros membros.

 

A cimeira da União Africana decidiu ainda que a UPA deve iniciar a sua actividade no decurso deste ano, com Institutos a funcionar nas distintas regiões de África. A seu tempo prestaremos mais informação acerca da Universidade Pan-Africana e da actividade do seu Conselho.

 

Seguem-se as notícias publicadas sobre a eleição, pela ANGOP, Club-K e "Daily News".

 

 

 

Luanda 29 de Setembro de 2014

 

Regulamento das Dissertações de Mestrado da FCS/UAN, aprovado na reunião de 29 de Setembro de 2014 do Conselho Científico-Pedagógico da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto.

 

Luanda 11 de Março de 2014

 

O Prof. Paulo de Carvalho, Professor Titular na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto, profere esta Terça-feira 11 de Março em Lisboa uma conferência sobre Sistema Democrático e Direitos de Cidadania em Angola, no Instituto Superior de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

 

Luanda 2 de Março de 2014

 

Divulgação de documentos sobre as relações de Cuba e Angola no site do Wilson Center em http://www.wilsoncenter.org/publication/visions-freedom-new-documents-the-closed-cuban-archives com base na saída do último livro do Piero Gleijeses.

 

 

Luanda, 1 de Março de 2013

 

Aula aberta sobre o "Processo democrático em Angola"
Prof. Paulo de Carvalho (sociólogo), Professor Titular na Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto

Na Universidade da Beira Interior (Covilhã), dia 4 de Março às 15 horas,
no âmbito do 1º Ciclo de Sociologia, Ciência Política e Relações Internacionais
Paulo de Carvalho vai também apresentar duas revistas científicas angolanas:
- Revista Angolana de Sociologia, da Sociedade Angolana de Sociologia (já com 5 anos de existência)
- Mulemba - Revista Angolana de Ciências Sociais, da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto (com 2 anos de existência)

 

 

Luanda 31 de Dezembro de 2012

 

A Faculdade de Ciências Sociais anuncia a disponibilidade de 1030 vagas nos cursos de licenciatura para o ano lectivo 2013. As vagas estão distribuídas em 8 cursos e dois turnos (diurno e pós-laboral). O turno diurno conta com 410 vagas e o turno pós-laboral com 620.

 

O calendário de inscrição e exames da UAN foi publicado e pode ser acedido no website da Faculdade e também no da UAN em http://www.uan.ao.

 

 

Luanda 04 de Dezembro de 2012

 

Call for Papers para a Revista Cabo-verdiana de Ciências Sociais - Universidade de Santiago

Obtenha aqui o anúncio

 

Luanda 20 de Novembro de 2012

 

Lançamento do livro "Centralização, autonomia e diversidade nos sistemas educativos de Angola e de Portugal" de autoria de Narciso Benedito, na Faculdade de Ciências Sociais no próximo dia 29 de Novembro.

 

Luanda, 08 de Novembro de 2012

 

Dia 23 de Novembro serão lançados os três números da Revista Mulemba e será feita a apresentação pública das Edições Mulemba

 

 

 

 

 

2012 © Universidade Agostinho Neto - Faculdade de Ciências Sociais - Mapa do site | Direitos reservados | Contactos |