Logotipo
Faculdade de Ciências Sociais

Centros de Investigação e Pós-Graduação

 

Definição, Natureza e Regime

 

Os Centros de Investigação Científica e Pós-Graduação são unidades monodisciplinares, pluridisciplinares ou interdisciplinares de criação do conhecimento, dotados dos recursos humanos e materiais necessários ao seu cabal funcionamento.

 

Cabe ao Conselho Científico-Pedagógico da FCS propor a criação, transformação, cisão, fusão e extinção dos Centros referidos nesta secção, competindo ao Reitor a sua aprovação, ouvido o Conselho Directivo.

 

Os Centros de Investigação Científica e Pós-Graduação gozam de autonomia científica.

 

Os Centros de Investigação Científica e Pós-Graduação são dirigidos por um coordenador equiparado a chefe de departamento, nomeado pelo Reitor, sob proposta do Decano, ouvido o Conselho Directivo, de entre os candidatos nacionais ou estrangeiros com maior grau científico e competência reconhecida e apreciados em concurso público pelo Conselho Científico-Pedagógico da FCS.

 

Os coordenadores dos Centros de Investigação Científica e Pós-Graduação são apoiados e assessorados por uma comissão científica, um secretário administrativo e por grupos de trabalho.


 

Competências dos Centros de Investigação Científica e Pós-Graduação

 

Os Centros de Investigação Científica e Pós-Graduação exercem a sua acção numa ou em várias linhas de pesquisa e de actuação da FCS.

 

Compete aos Centros de Investigação Científica e Pós-Graduação:

  • Elaborar o seu regulamento interno;

  • Executar projectos de investigação nas áreas científicas em que a FCS actua;

  • Executar projectos de investigação científica fundamental e aplicada, de acordo com a demanda social;

  • Executar qualquer outra actividade do pelouro de investigação científica.

O regulamento interno dos Centros de Investigação Científica e Pós-Graduação é aprovado pela Assembleia da FCS, ouvido o Conselho Científico-Pedagógico.


 

 

2012 © Universidade Agostinho Neto - Faculdade de Ciências Sociais - Mapa do site | Direitos reservados | Contactos |